Exercício de escrita criativa: 1 imagem => 1000 palavras?

O que é?
Perante a máxima: 1 imagem vale mais do que 1000 palavras, desafiamos a que se escreva um texto a partir de 1 ou mais imagens.

Desafio:
Este desafio pode apresentar-se em diversas variantes:
1.    Todos escreverem um texto a partir de uma única imagem;
2.     Ser distribuída parte de uma imagem, de maior dimensão, sobre a qual cada um escreve um texto. no final, juntam-se as imagens, como um puzzle.
3.    Distribuir-se 2 imagens a cada participante, uma igual para todos e uma diferente para cada um, que devem servir de inspiração a um único texto.
Em contexto de workshop, o tempo dado para a realização deste exercício não deve exceder os 15/20 minutos, ao qual se seguirá a leitura em voz alta.

Exemplos:
Mais do que exemplos de texto produzidos, deixo-vos alguns exemplos de imagens. Saliento que não gosto de facultar imagens óbvias e procuro sempre imagens que possibilitem múltiplas interpretações. Para tal, recorro muito ao site http://culturainquieta.com/es/ que apresenta o trabalho de muitos artistas contemporâneos que ao apresentar diversas (e por vezes controversas) perspectivas do nosso quotidiano, se prestam também a uma reflexão por parte dos participantes.

Observação / conclusão:

É importante que, além da leitura em voz alta de cada texto produzido, haja espaço para o participante explicar o raciocino que seguiu, as dificuldades que sentiu e como as ultrapassou. Esta narrativa vai ajudar os demais participantes a perceber que as dificuldades, sendo transversais, são ultrapassáveis e há muitas possibilidades de resolução das mesmas. 

Daniel Rueda & Anna Devis

Comentários