Entre o céu e o chão, Nuno Camarneiro constrói modernas torres de babel para ensaiar o voo dos pássaros

Ainda a reflectir sobre a escrita de Nuno Camarneiro, denoto algumas imagens recorrentes, o que me suscita algumas divagações.
O céu nunca é divino, tal como debaixo do chão não existe qualquer inferno. O chão é o quotidiano pelo qual o homem percorrer os seus dias e o amparo possível dos seus sonhos. Sonhos de ascender ao céu, não maiúsculo, mas que acolhe o voo.
Os pardais sãos os pássaros de eleição. Ensaiam o voo, mas não chegam mais além do que as suas pequenas asas permitem. Por isso, desde sempre, o homem desenha edifícios que o levem o mais alto possível e assim sentir o vento e o horizonte imenso. Nessa construção juntam-se várias linguagens, entre as quais a dos números que unem e ordenam, peças, materiais e o sentido da ascensão. Exosqueletos orgânicos, extensões do corpo que colmatam a sua notória falta de estrutura.  
A babel de qualquer grande metrópole onde se confundem vozes de passados e futuros, escuros medos e luminosa esperança. Num tempo, ora definido, ora pessoal, ora observado, ora sentido, sempre entrelaçado e indissociável.  
Daniel Rueda & Anna Devis

Comentários