A Arte de Voar, Altarriba & Kim

A literatura gráfica não faz parte dos meus hábitos de leitura, como tal, passam-me ao lado obras muito interessantes, como esta. Por isso, antes mais, tenho de agradecer uma vez mais as sugestões de leitura da Comunidade de Leitores do Museu Ferreira de Castro e o seu empenho em diversificar o leque de propostas. Estas têm sido uma incontornável fonte de aprendizagem.
Como afirma Pedro Vieira Moura na introdução, este livro é simultaneamente uma biografia, uma autobiografia e uma crónica histórica. Nele conhecemos o percurso de António Altarriba (pai) durante uma vida marcada pelas circunstâncias económicas e sociais, às quais, apesar dos seus esforços, nunca conseguiu vencer. Tal como a maioria dos homens e mulheres em qualquer parte do mundo.
António nasce em 1910, numa aldeia rural espanhola marcada pelo duro trabalho agrícola e pela crescente tensão social e falta de perspectivas sociais que irá desencadear, anos mais tarde, não só a segunda republica, seguindo-se a guerra civil. O combate leva-o a França onde se vê igualmente apanhado na malha da ocupação alemã. De retorno à terra natal, e abdicando dos seus valores em prol da constituição de uma família e da sua manutenção económica vê-se envolvido e enganado numa aventura empresarial que o leva novamente à quase miséria. Como consequência, acaba o seu casamento, no qual nunca foi verdadeiramente feliz e decide entrar num lar, de modo a aliviar de responsabilidades familiares o seu filho. Neste, experiencia uma depressão profunda que o leva, aos 91, a atirar-se de um quarto andar, como forma de finalmente atingir a liberdade que nunca conseguiu durante a sua intensa vida.
Este livro é uma lição de história, mas sobretudo sobre a capacidade humana de sonhar e de ser esmagado, não pelos sonhos, mas pela impossibilidade de os viver devido às contingências sociais e históricas que nos rodeiam. Um livro que nos faz reflectir sobre a real capacidade que temos, ou não, infelizmente, para dar uma direcção às nossas vidas e como, apesar do esforço e vontade, o resultado é, para a maioria dos homens e mulheres, gorado.

Editora: Levoir | Ano: 2015 | Págs.: 208 | Capa: silva!designers | Ilustrações: Kim | ISBN: 978-989-682-494-5 | DL: 387334/15 | Localização: BLX BD Oli 82 BD NT ALT (80363745)

Comentários